Tipos de Fianças proporcionadas pelo Fies

16/10/2013 10:51

Fiança Convencional

É aquela prestada por até dois fiadores apresentados pelo estudante ao agente financeiro, observadas as seguintes condições:
- O(s)  fiador (es) deve (m) possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos igual ao dobro da mensalidade paga pelo estudante à instituição de ensino.
- No financiamento para bolsistas parciais do ProUni, o (s) fiador(es)deverá(ão) possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos igual á mensalidade paga pelo estudante á instituição de ensino.

Fiança Solidária

A fiança solidária é a garantia oferecida reciprocamente por estudantes financiados pelo FIES reunidos em grupo de três a cinco participantes, em que cada um se compromete como fiador solidário da totalidade dos valores devidos individualmente pelos demais.

Para a constituição do grupo da fiança solidária, não será exigida comprovação de rendimentos dos membros do grupo. Os membros do grupo de fiadores solidários devem obrigatoriamente ser estudantes da mesma instituição de ensino, matriculados no mesmo local de oferta de cursos.

 

Por: Leandro Gomes