Governo vai criar programa de apoio social para alunos do ensino superior

18/10/2013 16:32

16 Outubro 2013, 19:02 por Jornal de Negócios com Lusa

 

O Ministério da Educação e Ciência vai criar um programa de combate ao abandono escolar no ensino superior, que permitirá inclusive chamar os alunos que já saíram da universidade por motivos financeiros.

"O modelo que estamos a procurar desenhar é dentro da Garantia Jovem, para que haja verbas específicas para apoiar os estudantes que interromperam os estudos", explicou o secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, no final de uma reunião com representantes das associações de estudantes universitários.

Além de ir buscar os que já abandonaram o ensino, o programa pretende também ajudar os que estão a pensar deixar a escola, revelou o governante, acrescentando que o programa está a ser desenhado e que deverá ser criada uma linha a fundo perdido para apoiar os estudantes em risco.

O anúncio foi bem recebido pelos representantes das associações académicas que aguardam ainda assim pela concretização das medidas. Lembrando que, nos últimos dez anos, cerca de meio milhão de estudantes deixaram o ensino superior, o presidente da Federação Académica do Porto, Ruben Alves, explicou que o programa deverá funcionar com fundos comunitários.

Depois dos apelos feitos pelos estudantes na reunião de Setembro (baixar o limite a partir o qual os alunos têm direito a acção social escolar e acabar com a medida que veio tirar as bolsas a quem tinha familiares com dívidas fiscais ou à segurança social), o secretário de Estado José Ferreira Gomes disse que o ministério está a equacionar a questão das dívidas contributivas e tributárias.

Segundo Ferreira Gomes, "andará entre os 0,1 e os 1%" a percentagem de alunos sem bolsa, na sequência de dívidas contributivas ou tributárias.

Agora que é já conhecida a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2014, o secretário de Estado disse que "não houve qualquer redução das verbas de acção social nos últimos anos e não haverá". O que leva a concluir que o corte de 80,5 milhões na rubrica "ensino superior e acção social" no próximo ano, só cairá sobre o ensino superior.

Tendo em conta as três fases de acesso, foram colocados este ano 41.481 alunos nas instituições do ensino superior, menos 2.595 do que os 44.436 colocados em 2012.

 

Postado por: Mariene Luiza

fonte: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/educacao/detalhe/governo_vai_criar_programa_de_apoio_social_para_alunos_do_ensino_superior.html