Dia D na Escola Superior Dom Helder Câmara

18/10/2013 00:20

Notícias

16/10/2013

Trabalho interdisciplinar discute o tema ‘Juventudes e Políticas Públicas’

 

Material produzido pelos alunos será apresentado no próximo sábado (19), durante ‘Dia D’.

A promulgação do Estatuto da Juventude e a intensa participação dos jovens nas manifestações que assolaram o país foram decisivas na escolha do tema do trabalho interdisciplinar deste semestre, que será apresentado neste sábado (19), durante o ‘Dia D’.

A atividade foi desenvolvida pelas turmas de 1º período com o objetivo de refletir sobre a relação entre a juventude, políticas públicas, cidadania e o direito.

“A demanda por políticas públicas que efetivem uma maior justiça social marcou as manifestações deste ano. A participação dos jovens, por sua vez, fez ressurgir a esperança na luta por um Brasil mais justo, menos corrupto e mais democrático”, apontam os professores responsáveis pela atividade (veja ao final do texto).

Outro fator lembrado pela equipe, e que corrobora a escolha pelo tema ‘Juventudes e Políticas Públicas’, é o grande número de jovens no país. De acordo com pesquisa disponibilizada pelo Governo Federal, o Brasil possui 51 milhões de pessoas na faixa de 15 a 29 anos, o que equivale a 26% de toda a população.

“Acreditamos que será de grande valia aos estudantes uma pesquisa de temas tão caros ao Direito e à democracia, como a participação política e os desafios que envolvem a efetivação da justiça social por meio das políticas públicas”, completam os professores.

Subtemas

Observando o tema geral, diferentes tópicos foram abordados pelas turmas: educação, saúde, lazer e cultura, sustentabilidade, trabalho e renda, criminalidade, família e sexualidade, participação política e inclusão digital. As formas de apresentação das pesquisas também serão variadas. Enquanto alguns grupos desenvolveram pôsters e blogs, que estarão expostos no hall de entrada, outros sem empanharam na produção de vídeos e peças teatrais, que serão exibidos no Centro Dom Helder de Convenções.

Interdisciplinaridade

O trabalho é realizado, a cada semestre, com intuito de promover a reflexão sobre questões que envolvem a sociedade contemporânea e conta com a participação de todas as disciplinas do 1º período, além da equipe de apoio psicopedagógico e coordenação do curso. Tradicionalmente, a atividade é estruturada três etapas: elaboração de projeto de pesquisa; realização da pesquisa e divulgação dos resultados obtidos em apresentação oral.

“O trabalho auxilia a construção de uma cultura da pesquisa na Escola e estimula o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo a partir do primeiro período. Além disso, promove a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos relacionados ao Direito, à juventude, às políticas públicas e à justiça social”, destacam os professores.

Equipe responsável

O trabalho conta com a coordenação dos professores Maria Aparecida Leite Mendes Cota e Adair Rocha (Metodologia da Pesquisa), Francisco Haas e Eduardo Morato (Sociologia), Marcelo Rocha e Émilien Vilas Boas Reis (Filosofia), Beatriz Costa,  Marjorie Corrêa Marona e Arnaldo Oliveira (Ciência Política e Teoria Geral do Estado), Maria Carolina Ferreira Reis (Português) e  Willio Campos Anselmo e Franclin Brito (Introdução à Ciência Jurídica). Participam ainda o psicólogo Rogério Vieira e a pró-reitora de ensino, professora Anacélia Santos.

Fonte: Dom Total

Por:  Beatriz Pinheiro Tomaz